©Almeja2019

Almeja

restaurante

-Porto-

João Cura

Chefe de Cozinha

Natural de Coimbra, nascido em 1988, estudou na Universidade de Coimbra, na Faculdade de Farmácia. Formou-se mais tarde na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, em Coimbra.

Depois de passagens em grandes cozinhas de Espanha como o Restaurante Dos Cielos dos Hermanos Torres em Barcelona (1*Michelin), Restaurant Monvinic em Barcelona, Restaurante Cinc Sentits em Barcelona(1*Michelin), entre outros, regressou a Portugal em finais de 2016.

Reativou o seu projecto inicial de chefe em casa, um projecto especializado em jantares privados, onde idealiza menus e degustações de acordo com as preferências dos clientes no conforto das próprias casas. Ao final de um ano de procura, e motivado pelas suas viagens e vivências, abre o seu primeiro restaurante de cozinha de autor, no Porto.

 

Sofia Amaral Gomes

Responsável de Sala

Casada com João Cura, é o coração do Almeja. Mestre em ciências farmacêuticas e pós graduada em saúde mental, trabalhou como farmacêutica em diversas farmácias trazendo consigo a sua simpatia e a sua mentalidade de satisfação de necessidade do cliente. É a voz de comando e crítica do restaurante.

Apaixonada por artes, viagens, cultura, pastelaria e cozinha.

Equipa

Responsável de Sala:

Sofia Amaral Gomes

Equipa de Cozinha e Pastelaria:

João Cura, Fernando Morais, Daniela Vieira, Catarina Garcias e Jéssica Guimarães

Equipa de Sala:

Sofia Amaral Gomes, Ana Almeida e Inês Pinto

"O essencial é invisível aos olhos"
Antoine de Saint-Exupéry

Filosofia & Cozinha

Com um conceito “casual fine dining”, o ALMEJA é muito mais do que um restaurante, tal como o nome indica, desejamos, queremos, ambicionamos.

Queremos entusiasmar-vos não pelos pratos que cozinhamos, mas sim pela forma como os cozinhamos.

Com uma preocupação com o meio-ambiente presente e a sua sustentabilidade, trabalhamos segundo a oferta de mercado, com pequenos produtores e consoante as estações. 

With a casual fine dining concept, Almeja pretends to be much more than a restaurant, as suggested by the name, we aspire, desire, we want more. We really want people to get excited about the way we cook, more so than the dishes we cook.

 

We are concerned with the environment, with is own sustainability, so we work as much as we can according to the market, the local farmers, the seasons.

al·me·jar (alma + -ejar) Desejar muito, querer, sentir. 

Menu & Bebidas

Trabalhamos essencialmente com produtos portugueses, sem comprometer o sabor, a qualidade, apoiando-nos na nossa história e vasta cultura.

Em vez de escrevermos um menu e perguntar aos produtores pelos produtos, perguntamos aos produtores que produtos têm disponíveis e só depois planeamos o menu.

As local as we can be, trying to work with Portuguese products without compromising the flavour, the quality and as supportive as we can be of our history and heritage here.

Instead of writing a menu and then asking the farmers for those ingredients in need, we start by asking farmers what products do they have and then we write the menu.

 

Fale conosco

geral@almejaporto.com / Tel: 222038120

 Rua Fernandes Tomás 819 

4000-219

41.1502894º   |   -8.6081891